04 setembro 2013

4ª Marcha - Nova maneira de se preparar um motor a ar.

Eis que altas horas da noite de segunda-feira, eu me deparo com a imagem a baixo no Facebook:
Quase não reparei do que se tratava, até notei a polia do alternador montada no dínamo antes. Eu sou mecânico, trabalho geralmente com molas de caminhões e freios, quase não tenho conhecimento sobre preparação de motores, pois não é a minha área, mesmo assim, com um pouco de força de vontade, acho que consegui entender o que diabos o cara quis fazer. O processo criativo do sujeito foi estupendo, note que das saídas de ar na capela do motor, o ar da ventoinha é direcionado pelas duas mangueiras até uma incrível conexão de plástico PVC (a melhor parte é que o cara pintou de prata com tinta spray) e jogando tudo direto no carburador, com direito a válvula de alivio, que deve ser a peça mais cara do conjunto. Conclui que o objetivo é criar uma espécie de "supercharger" e melhorar a queima do motor. E tomara que seja brincadeira.
Então, sendo que o carburador está completamente selado, o ar direcionado pelas mangueiras vem da ventoinha, que não tem filtro, pois serve pra refrigerar, e todo tipo de sujeira captada por ela vai parar direto no carburador. O ar jogado ali, além de sujo, também vem quente, prejudicando a indução, e não tem uma pressão suficiente pra melhorar a aspiração. Na verdade nem deve fazer cócegas na válvula de prioridade. Outro fator é que também deveria ser feita uma melhoria na distribuição de combustível, caso o sistema fizesse alguma diferença.
Se eu estiver errado me corrijam, mais temos na foto acima um método incrível e extremamente eficiente pra sujar o carburador...

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16 comentários:

Unknown disse...

não sei qual era o real objetivo do cara, mas seja o que for não conseguiu...

Heisenberg disse...

Ele, literalmente, cagou no motor!

Anônimo disse...

so pode ser uma brincadeira ;pois essa engenhoca não tem função alguma,sou mecanico de carro a 20 anos.

Carretos e Fretes com Kombi disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Olá amigos já fiz um Charger Gambiarra deste e fica bom só que tem que manter a lenta mais acelerada , lembrando a todos que o ar é captado na traseira do motor e direcionada para os cilindros e para o escapamento ( é só colocar um grande filtro na costa do motor ai vcs vão ter ar limpo e frio ok )

Unknown disse...

a função é aumentar o ar ou seja funciona como um turbo natural quanto mais acelera mais a ventoinha gira e aumenta o ar no carburador acrescenta 20% de potencia

Unknown disse...

Encontraram mais um daqueles projetos de Davinci kkk....

Unknown disse...

Encontraram mais um daqueles projetos de Davinci kkk....

Unknown disse...

na verdade esse cara queria criar um tipo de intercooler no fusca, mas esqueceu q o ar q sai da capela é quente devido a refrigeração do radiador de oleo depender do ar forçado q passa por ali q libera todo o calor pelo cofre do motor antes passando pelas camisas e refrigerando todo o conjunto, a idéia é boa mas precisa criar um radiador de ar q manda ar gelado pra dentro do carburador, isso sem duvida alguma melhoraria 100 % o rendimento desse motor, devido ser um motor bem resistente a ar e ter variações de temperatura muito elevadas seria uma boa iniciativa de performance e melhorias !!

Alisson Furtado disse...

Interessante um turbo caseiro entretanto seria melhor se houvesse um filtro .
Eu colocaria um compressor

Joseph Skull disse...

Crianças, isso funciona muito bem, como o Paulo Sérgio disse, é um supercharger caseiro, o ar que a capela manda é o mesmo que vai refrigerar os cilindros, então é frio, é e se um dia vocês repararem no interior desse modelo de capela ela tem subdivisões que mandam o ar em um duto separado do resto da capela. Há registros desse aparato feito num fusca dupla carburação que deixou até v8 turbo no chinelo. Beijos do Rio.

Unknown disse...

Usando um filtro de baixa restricao na entrada da capela.... Telinha mesmo... Vai dar um 3 CV....pelo custo vale.... Lembrando q o ar q sai aí é frio sim ( era aquecido pelo contato com o escape)mas pode fazer falta na refrigeração em diss muito quentes... então mais termometer e radiador externo de oleó

Unknown disse...

Boa tarde tenho um fusca tbm aonde vc viu esse relato do fusca ?

Anônimo disse...

Exatamente !!! Eu uso uma gambiarra dessas a 10 anos é já rodei 50.mil com motor sem fumar , mas é claro que tem um filtro no meio dessa gambiarra. Mas como o filtro fica escondido o povo acha que não tem filtro!!!!

Anônimo disse...

No meu, o filtro fica escondido é uma telinha bem fina .por isso quem vé não percebe que tem filtro no sistema é eu pego só do lado do cilindro 1 e 2 por que no 3 é 4 passa pelo radiador de óleo.

Anônimo disse...

Já ouvi falar que dá 0,2 de pressão de turbina.

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