04 dezembro 2013

Fusca 1600 S, O "Bizorrão"




Lançado em 1974, na tentativa de atualizar o nosso querido "Fusca", pois o fuscão 1500 já sofria as limitações da sua mecânica, a Volkswagen tentava atingir um público mais jovem com esta série especial, fazendo com que aquele "fusquinha" que todos conheciam se tornasse mais envenenado, recebendo um motor mais "bravo", um 1600 de 65HP, ou seja, uma grande evolução em relação ao 1500 de 56HP, porém não parava por ai, o carro possuía mais apelos esportivos tais como um painel com vários "relógios": Conta Giros ao lado do velocímetro, vacuômetro, amperímetro e temperatura do óleo abaixo do cinzeiro além do famoso volante "Walrod".

Painel bem "equipado" com volante Walrod trazia maior apelo esportivo
Além de ser adotado de um escapamento 4x1 dimensionado de saida lateral,  dentro do motor uma dupla solex 32 fazia a alimentação do boxer que vinha com um "comando" mais bravo para adiquirir mais potência, além das rodas de Brasilia aro 14" que davam ao carro um apelo mais "esportivo" por deixar-lo mais baixo em relação ao fusca padrão, sua produção se extendeu de 1974 a 1975(apenas um ano).

Reportagem especial da revista 4 rodas da época!
Quando o motor 1500 deixaria de equipar o "Fuscão" sendo assim substituído definitivamente pelo motor 1600 dando fim a esta série especial que fez a cabeça de muitos jovens, tornando um carro extremamente raro
Especificações:

  • Motor: 1600 câmbio baixo e comando esportivo.
  • Potência: 65cv SAE
  • 0 a 100: 16,5s
  • Alimentação: Dupla Carburação Solex 32 
  • Freios: Disco Ventilado Frente, Tambor Traseira
Adaptado de: Air Cooled Br
Gostou da Publicação? Vote e comente sobre ela!
    Respeite os direitos autorais, sugestione postagens e contate-nos para qualquer dúvida.

7 comentários:

Marcelo disse...

Na verdade esse fusca foi fabricado de 1974 até 1977. Eu tenho um 1600S e é do ano de 1976. A própria Volkswagen fornece a informação pelo chat deles. É apenas um mito criado pra provavelmente tentarem supervalorizar mais ainda o carro pra conseguir mais grana. :D

juca disse...

O 76 era 1600 comum nao 1600s nao vinha com acessorios

David Sérvulo Campos Sérvulo disse...

Boa noite Marcelo. Também tenho um 1600S ano 76 cor azul caiçara. Qual a cor do seu? O chassis é BD? Gostaria de ver fotos do seu amigo. Meu email é david.simca@gmail.com. Abç.

Unknown disse...

Tenho um 1600 S no documento nunca restaurado 1976 com data de fabricação 10/1975 marrom savana chassis com as letras BS e motor BD

Anônimo disse...

Ola Pessoal, Uma duvida aos entendidos , vê um fusca 75 que nos documentos marca 1600 com chassi inicial BS? Pois sempre achei que somente chassi BD seria 1600 75

Wolfgang Goossen disse...

Todos os 1600 S receberam as iniciais do chassi BD isto é de agosto de 1974 até abril 1975.

Anônimo disse...

TEM MUITOS " FUSCA BESOURÃO AI PIRATA " CHASSI TINHA QUE SER BD E ACESSÓRIOS , ENTRADA DE AR , VOLANTE ESPORTIVO , CONTA GIROS. O RESTO É IMITAÇÃO...

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...