04 dezembro 2013

Fusca 1600 S, O "Bizorrão"

Lançado em 1974, na tentativa de atualizar o nosso querido "Fusca", pois o fuscão 1500 já sofria as limitações da sua mecânica, a Volkswagen tentava atingir um público mais jovem com esta série especial, fazendo com que aquele "fusquinha" que todos conheciam se tornasse mais envenenado, recebendo um motor mais "bravo", um 1600 de 65HP, ou seja, uma grande evolução em relação ao 1500 de 56HP, porém não parava por ai, o carro possuía mais apelos esportivos tais como um painel com vários "relógios": Conta Giros ao lado do velocímetro, vacuômetro, amperímetro e temperatura do óleo abaixo do cinzeiro além do famoso volante "Walrod".


Painel bem "equipado" com volante Walrod trazia maior apelo esportivo
Reportagem especial da revista 4 rodas da época!
Quando o motor 1500 deixaria de equipar o "Fuscão" sendo assim substituído definitivamente pelo motor 1600 dando fim a esta série especial que fez a cabeça de muitos jovens, tornando um carro extremamente raro

Especificações:

  • Motor: 1600 câmbio baixo e comando esportivo.
  • Potência: 65cv SAE
  • 0 a 100: 16,5s
  • Alimentação: Dupla Carburação Solex 32 
  • Freios: Disco Ventilado Frente, Tambor Traseira

Adaptado de: Air Cooled Br
Gostou da Publicação? Vote e comente sobre ela!
    Respeite os direitos autorais, sugestione postagens e contate-nos para qualquer dúvida.

48 comentários:

Marcelo disse...

Na verdade esse fusca foi fabricado de 1974 até 1977. Eu tenho um 1600S e é do ano de 1976. A própria Volkswagen fornece a informação pelo chat deles. É apenas um mito criado pra provavelmente tentarem supervalorizar mais ainda o carro pra conseguir mais grana. :D

juca disse...

O 76 era 1600 comum nao 1600s nao vinha com acessorios

Unknown disse...

Boa noite Marcelo. Também tenho um 1600S ano 76 cor azul caiçara. Qual a cor do seu? O chassis é BD? Gostaria de ver fotos do seu amigo. Meu email é david.simca@gmail.com. Abç.

Unknown disse...

Tenho um 1600 S no documento nunca restaurado 1976 com data de fabricação 10/1975 marrom savana chassis com as letras BS e motor BD

Anônimo disse...

Ola Pessoal, Uma duvida aos entendidos , vê um fusca 75 que nos documentos marca 1600 com chassi inicial BS? Pois sempre achei que somente chassi BD seria 1600 75

PETER disse...

Todos os 1600 S receberam as iniciais do chassi BD isto é de agosto de 1974 até abril 1975.

Anônimo disse...

TEM MUITOS " FUSCA BESOURÃO AI PIRATA " CHASSI TINHA QUE SER BD E ACESSÓRIOS , ENTRADA DE AR , VOLANTE ESPORTIVO , CONTA GIROS. O RESTO É IMITAÇÃO...

Unknown disse...

Pois o meu não tem.nada disso é o motor é 1600s e bate em qualquer um que vir nele concordo com o cara lá em.cima esses acessórios não passava de enganação

Unknown disse...

Vi um 76 1600s no documento BS

Unknown disse...

Tem fotos?

Unknown disse...

Tem fotos?

Unknown disse...

Bom dia o legitimo fusca 1600s bizorão tem que ser CHASSI BD resto não É!

Unknown disse...

Os bizorrao São todos chassis bd

MacacoPrego disse...

chassi bs é 1500

MacacoPrego disse...

esse fusca é 1500 o chassi dele

Santiago disse...

O verdadeiro bizorrão tem suas particularidades. Chassi é BD, exclusivo dessa versão. Foram fabricados pouco menos de 20.000 unidades. eu tenho dois 100% original com placa preta. Os detalhes exclusivos dessa versão não são enganação como mencionado acima. O que ocorre é que depois da versão bizorrão que é o 1600S continuou o 1600 normal. Então alguns começaram a montar, criar um bizorrão incluindo acessórios para ficar parecido com o bizorrão, isso sim é enganação. Saiu em 4 cores, Azul caiçara, branco lotus, amarelo imperial e vermelho rubi. Portanto se o chassi for diferente de BD não é um legítimo bizorrão. E também pode ter um chassi BD que alguém mudou, transformou em outra versão, isso ocorria naquela época, pois não imaginavam que ele viraria um ícone mais tarde. Bizorrão 100% original são raros, eu tenho 2, um vermelho rubi e outro amarelo imperial.

Santiago disse...

Vi agora no Mercado Livre um anúncio de um fusca bizorrão 1976. Fui ver pela placa e descobri que na verdade trata-se de um chassi BJ de um 1300. Em 1976 já não fabricavam mais o bizorrão. Por isso que comentei anteriormente que um legítimo bizorrão é raro de encontrar.

Roberto disse...

Acho que desta série foram fabricados menos de 5800 unidades.

Santiago disse...

Segundo informações que tenho, foram fabricados em torno de 19.000 unidades

Alexandre Carvalho disse...

Olá Santiago, Tenho um Bzz Branco Lotus, 74, BD. Gostaria de tirar duas duvidas. Será que pode me contatar? 21 982688888. Abs a tds, Alexandre

Unknown disse...

Boa tarde
Bezourao e 74 e 75 e ovrestante e balela., chassis BD. Tenho 1 branco lotus.
Abs

BananaElvis disse...

Tenho um BD ..ano 1975 .
Chassis milhar de 003xxx
Da uma conferida no d vcs ..
Pra ver qual milhar estao...

Unknown disse...

Olá brilhante matéria sobre o Bizorrão 1600 s legítimo tem chassis BD e motor BD ,só saiu acredito que outubro 74 até abril 75 , tinha como acessórios rodas Brasília ,freio a disco dianteira ,contagiro ,velocímetro até 160 km relógios amperímetro vacuômetro e temperatura capô não tinha friso bancos reclinável volante walrood entrada de ar tampão traseiro escoop de fibra e em 74 saiu mas cores vermelho ,amarelo e branco e em 75 segundo o catálogo de cores Volkswagen saiu vermelho ,amarelo, branco e azul caiçara este último um mistério uma lenda uns já viu e existe nesta cor raríssima azul caiçara e outros fala que não existe então vamos criar um grupo zap deixa número

Unknown disse...

Não saiu o último em 78 ?

Unknown disse...

Legal podemos criar um ZAP especialmente para quem tem ou admira o bizorrão

Unknown disse...

Chassis BS é chassis do fuscão 1500 até 75 e o fuscão passou a sair chassis BD 74/75 bizorrão e no ano de 75 o fuscão 1600 (pós bizorrão )que usou o mesmo chassis BS do 1500 e o motor continuou BD**** acredito que 76 o motor do Fusca 1600 passou a ser BZ **** muitas informações infelizmente perdidas pela Volkswagen do Brasil que não fez nada para preservar o passado da marca segundo informações da própria Volkswagen o material com informações sobre os modelos antigos da marca foi perdido ou queimado , infelizmente ao contrário da matriz a Volkswagen na Alemanha

Unknown disse...

Criaram um grupo? Estou reformando um. Queria participar. 31 988807624

Unknown disse...

Tenho um 76 q comprei fãs um mês chassis BS motor BD 2 dono mas não fãs doc. O dono faleceu e não sabem seu paradeiro o lacre dele é de chumbo ainda estou na captura de um chassis.

Unknown disse...

Oi tenho um chassis 76 1600 add ZAP 15-998572001

PETER disse...

TENHO UM 74 VERMELHO RUBI BD SOMENTE OS BANCOS NÃO SÃO ORIGINAIS. PARA O 75 HOUVERAM PEQUENAS MODIFICAÇÕES INTERNAS, PISCA ALERTA, EXTINTOR SAIU DO LADO ESQUERDO PARA O DIREITO, GUARDA SOL TEVE MODIFICAÇÃO, HASTE DO LIMPADOR DO PARA BRISA PASSOU PARA COR PRETA,LANTERNA TRASEIRA DEIXOU DE SER BICOLOR.

Unknown disse...

Boa noite!
Estou comprando um Fusca 1974 Bizorrão 1600s, e tenho umas duvidas se o grupo de WhatsApp foi criado gostaria de participar do grupo. (47) 9 8827-5565.

Santiago disse...

Tenho dois bizorrão pra vender, um vermelho 74 e um amarelo 75. Interessados entrar em contato (51) 99847-3075

Renato disse...

Amigos estou comprando um carro 77 1600. No documento consta potência 1600 chassis BS e motor BD. Pelo que entendi trata-se do fuscão

RicardoLuthier disse...

http://www.fuscaclube.com.br/codigos-dos-motores-vw/

RicardoLuthier disse...

http://www.fuscaclube.com.br/codigos-dos-motores-vw/

Unknown disse...

O Portal Maxicar de Veículos Antigos fez uma menção na matéria sobre o Fusca Bizorrão, de que existe sim Bizorrão 76/76, Eu tenho um 76/76 chassi BD e já localizei outro 76/76 também chassi BD no Rio de Janeiro do nosso amigo Fernandocorrea Ferreira
Isso acaba de vez com as falsas acusações de que nossos carros são "fake" ou "montados", devido a essas matérias "replicadas" que falam sobre o fim da produção do Bizorrão em 75.
O site AUTOentusiastas através do Alexander Gromow respondeu a minha solicitação de menção apenas com comentário na publicação, o mesmo acredita que os veiculos chassi BD ano 76 existentes são Bizorrões que foram tardiamente documentados.
Resta agora a Quatro Rodas fazer a menção pois já estão informados.

Sérgio Ricardo Studio disse...

Boa noite a todos... Peguei um 75, Chassi BD mas foi descaracterizado ao decorrer dos anos...cor vermelha.. Irei vender para alguém que assuma o projeto... Interessados chamar no what's 11 98100-9070.. Obg

Francisco paulo disse...

Não é meu caro. 76 não é Bizorrão. Se for chassi BD não tem motor BD e se tiver motor BD não terá chassi BD.

Francisco paulo disse...

O meu é o 5423.rsrs

Francisco paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco paulo disse...

BD0054XX é mais jovem. Qual será o último BD?

Francisco paulo disse...

São chassi e motor BD? Não creio muito que seja Bizorrão realmente mas...

Francisco paulo disse...

Com que número começa o seu chassi? O meu é 75 e o chassi é BD0054XX e motor BD também.

Unknown disse...

Muito errado. Essa versão só foi até 1975. Apartir de 1976 só existe o Fusca 1600 básico sem contagiros e termômetro de óleo

Anônimo disse...

Tenho um chassi bs recibo em branco 2024 pago 31987481306

Anônimo disse...

Bom dia Amigos queria participar do grupo 31987481306

Anônimo disse...

Na verdade o Fusca S foi fabricado no final de 1973 já como modelo 74 até o o segundo semestre de 1975
Mas o Fusca 1600 sim continuo tive a oportunidade de ter um branco e um amarelo e no final dos anos 70 começo dos 80 era difícil de revender ninguém queria um Fusca 1600 ficaram encalhados um bom tempo (Armando Maasberg)
Mogi das Cruzes SP

Anônimo disse...

O Dono do Fusca áno 76 azul caiçara tbem pode ficar orgulhoso porq c trata de um exemplar bem raro tbem. Motor BD com chassi BS. Os colecionadores agora estão a caça desses raros exemplares.Fica a dica!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...