26 fevereiro 2013

Apaixonado por carros esportivos cria livro virtual


Fusca, Puma, Malzoni, Karmann Ghia, entre outros. Os apaixonados por carros certamente já ouviram falar destes modelos de carros esportivos que até hoje remetem muita gente ao passado. Os mais novos, no entanto, não conhecem grandes esportivos lançados no país, já que a grande maioria está há anos fora de linha.


Como muitos brasileiros, o joseense Márcio Sonnewend, de 60 anos, é um apaixonado por carros. Ele se considera um sortudo por ter visto boa parte desses carros nas ruas, mas não quis guardar suas lembranças e conhecimentos apenas para si. Depois de seis anos de pesquisas, o aposentado lançou um e-book sobre esportivos brasileiros de grande sucesso. O material reúne aproximadamente 35 esportivos.

De acordo com Sonnewend, a ideia de se divulgar o material é justamente apresentar a todos um material compilado de grandes sucessos no mercado brasileiro. “Eu comecei a fazer um arquivo pessoal, organizei por ordem cronológica e, quando me dei conta, vi que ali tinha muita informação legal. Fui fazendo e decidi compartilhar com todo mundo”, explica o aposentado que buscou informações com colecionadores e também na internet e em jornais e revistas antigos.

A paixão por carros vem desde criança e desde lá o conhecimento por carros vem sendo adquirido. “Minha relação com carros começou desde pequeno, em casa. Meu pai era apaixonado por carros e eu sempre ficava na garagem o ajudando a consertar, passando ferramenta e aprendendo”, diz Sonnewend, que com 12 anos entrou na General Motors para trabalhar como aprendiz do Senai.


Entre os veículos documentados pelo autor, dois chamam mais a atenção. “Pra mim, os melhores são o Karmann Ghia e o Puma. São carros que agradaram muito na época e tenho certeza que se fossem lançados novamente nos dias atuais iriam fazer muito sucesso”, afirma.


Apesar do envolvimento com tantos carros antigos, ele não tem atualmente nenhum na garagem. “Já tive uma MP Lafer. Eu e meu filho também já restauramos uma Puma conversível. Vendemos os dois carros, mas claro que tenho vontade de ter um carro antigo novamente. Agora, quero comprar um fusquinha bem velhinho para fazer a restauração”, explica.
Encontros
Depois que se aposentou, as feiras e encontros de carros são cada vez mais frequentes e ele aproveita os eventos para levantar mais informações. "Sempre que tem uma feira, um encontro eu tento dar um jeito deão muito legais de acompanhar. Aproveito para aumentar meu catálogo de fontes e fotos", afirma Sonnewend, que tem cerca de 2.000 fotos de veículos armazenadas em seus arquivos.


Histórias
Quem tem envolvimento com carros antigos sempre tem boas histórias para contar. Entre as preferidas de Sonnewend está uma viagem para Monteiro Lobato, cidade próxima a São José dos Campos, sua cidade natal. “Decidi com mais dois amigos ir para lá no meu fusquinha, que havia comprado logo que fiz 18 anos. No meio do caminho, ele nos deixou na mão e naquela época tinha que deixar na estrada e arrumar um jeito de vir embora. Nossa única opção foi um caminhão que transportava porcos. Então, viemos no meio de porcos, da lama e tudo”, se diverte.

E-book
O livro virtual Esportivos Brasileiros está hospedado em um site que disponibiliza o material gratuitamente. Desde a publicação da versão com atualizações, que foi feita em janeiro de 2012, cerca de 25 mil internautas fizeram o download do material.

Créditos: G1 - Globo

Gostou da Publicação? Vote e comente sobre ela!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...