30 novembro 2012

Um Fusca, uma Paixão!

Poucas pessoas podem dizer que viveram tantas aventuras a bordo de Fuscas quanto Ivan Charoux e Roberto Steagal. Eles são sócios em 11 modelos antigos, entre os quais o Volkswagen 1.500 1972 das fotos desta página.
Entre as peripécias, Charoux rodou cerca de 66 mil km nos anos 70 com um Fusca 1962 em uma viagem entre São Paulo e o Alasca. Ele parou no México e viu a Seleção Brasileira conquistar o tricampeonato mundial de futebol.
Já Steagal venceu os 10 mil km entre São Paulo e Bariloche, na Argentina, logo após comprar seu primeiro Fusca, um 1974. O carro tinha dois anos de uso.
O Volkswagen compartilhado agora chegou às mãos da dupla em junho, durante o Encontro Paulista de Águas de Lindoia (SP). Logo que chegaram à cidade, viram um Fusca da mesma cor e ano que o usado na viagem à Argentina. “Ficamos impressionados e o compramos”, conta Steagal.
Apesar de ser “quarentão”, o carro rodou apenas 48 mil km. E essa boa conservação pode ser constatada nos detalhes.
Por dentro, por exemplo, chama a atenção o estado da tapeçaria, plenamente conservada. De acordo com a dupla, o modelo está 100% original.
O motor parece novo – todos os componentes estão limpos e lustrados. As calotas polidas reluzem, assim como o revestimento do painel, que imita madeira.
Logo abaixo dele há um curioso acessório de época. Trata-se de um porta-objetos que lembra uma prateleira.
Charoux diz que não abre mão de rodar no carro com frequência e rechaça o título de colecionador. “Se fosse para ficar só olhando, compraria um pôster”, brinca.
Entre os planos está justamente a reedição da aventura ao Alasca, prevista para ocorrer em 2012. No momento a dupla procura patrocínio para viabilizar a empreitada, mas garante que mesmo se não conseguir, a viagem vai sair. “Se foi possível fazer em 1970, quando não havia nenhuma infraestrutura, hoje em dia certamente será bem mais fácil”, diz Charoux.

Matéria realizada em 08 de Outubro de 2012 por GUILHERME WALTENBERG. Fonte: Estadão

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...