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22 agosto 2012

Carburação: Simples x Dupla


Muito se discute qual é o melhor sistema de alimentação para o motor boxer. No Brasil, o sistema de alimentação exclusivo do fusca foi por muito tempo o de carburação simples, até a chegada do "Bizorrão" em 1974.

Muita gente optava, e ainda opta, pela carburação simples, principalmente nos motores 1300, pelo fato da dupla carburação gastar mais. O dono faz um cálculo simples: dois consomem mais que um! Mas não é assim que funciona... pelo menos no motor boxer.

No final da década de 40, o Porsche 356, com o motor de apenas 1.100 cm³, já utilizava o sistema de dupla carburação. Isso porque Ferdinand Porsche e seu filho Ferry, concordavam que para eficiente alimentação de um motor de cilindros opostos, teria de ser com um carburador para cada par de cilindros opostos.

Se pensarmos bem, é fácil analisar o quão superior é o sistema de dupla carburação comparado ao simples. Para isso, basta analisar e entender o funcionamento do motor boxer. Para que a gasolina chegue aos cilindros, deve passar pelo coletor, que na carburação simples é muito longo, cerca de 1 metro. Nesse espaço de tempo, em que a gasolina passa pelo coletor, perde-se material, pela evaporação e atrito com as paredes do coletor, chegando a gasolina sem pressão e em menor quantidade aos cilindros.

Com a dupla carburação é diferente. Os carburadores ficam posicionados diretamente acima dos pares de cilindros, tendo o coletor a altura de alguns centímetros, direcionando a gasolina com pressão e sem perda de material, ocasionando o melhor aproveitamento do combustível e performance do motor, principalmente nos de 1.600 cm³.

Em síntese, o motor com sistema de dupla carburação tende a ser mais econômico e potente. Claro, que se o dono não moderar a aceleração nem cuidar da devida regulagem dos carburadores, tanto a economia quanto a performance ficam pobres.

Um problema crônico da dupla carburação, é a regulagem, que deve ser perfeita na mistura ar combustível, para que os cilindros trabalhem em perfeita sincronia, demonstrando toda a eficiência e vantagem de sistema. Mas isso é abordagem para outro post...

Para concluir, para melhorar a performance do boxer, sem aumento de combustível ou desgaste do motor, a melhor dica é instalar sistema de dupla carburação, principalmente nos motores de 1.600cm³. Dessa forma, com plena regulagem e ténica do motorista, a diferença será notável! 


Esta matéria foi Publicada pelo VW Fusca Brasil, achei muito interessante e decidi posta-la aqui também.

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