26 novembro 2013

O lendário Porsche 356

É considerado o primeiro carro produzido pela Fábrica Porsche. Ele tinha um motor de 4 cilindros opostos 2 a 2, chamado de boxer, com refrigeração a ar, evoluindo de 1.1l, 40 hp (DIN); 1.3l, 44-60 hp (DIN); 1.5l, 55-70 hp (DIN); 1.5l DOHC, 100-110 hp (DIN); 1.6l, 60-95 hp (DIN); 1.6l DOHC, 105-115 hp (DIN); e, 2.0l DOHC, 130 hp (DIN 1.100cc-2.000cc) – todos com câmbio com 4 marchas. A Distância entre eixos era de 2.100mm, com um comprimento de 4.010mm, largura de 1.670mm, com altura de 1.330mm e pesando (dependendo do modelo e motor), entre 680 a 900kg.

A expressão “356” faz alusão ao fato deste ser o 356° projeto do escritório de design Porsche. Em 2004 a revista Sports Car International elegeu o 356-C o 10° melhor carro na sua lista dos melhores da década de 60.

A história do 356 se confunde com a história da Volkswagen e da própria Porsche. Derivado diretamente do VW pós-guerra, este modelo se diferenciou das muitas outras variações do Volkswagen por ter tido a participação direta dos projetistas Ferdnand Porsche, de seu filho Ferry e do projetista austríaco Erwin Komenda. O conceito do Porsche 356 foi criado por Ferry e desenhado por Komenda, ambos desenvolvimentistas da VW. Da VW para a fábrica própria, foi um pulo empurrado pela II Guerra Mundial. Ferry Porsche tinha a idéia de construir um automóvel inteiramente novo, porém as dificuldades do pós-guerra forçaram o uso de peças da VW, como o motor, a transmissão, etc.

PARA CONTINUAR LENDO A REPORTAGEM, CLIQUE AQUI!

Créditos: Auto Classic

Gostou da Publicação? Vote e comente sobre ela!
Respeite os direitos autorais, sugestione postagens e contate-nos para qualquer dúvida.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...