O Dia Mundial do Fusca foi resultado de um trabalho árduo que levou vários anos e que envolveu clubes de várias partes do mundo. Alexander Gromow teve a ideia e trabalhou no sentido de lançá-la mundialmente. Tanto por cartas, a Internet não era acessível para o público naquele tempo, como através do boletim informativo do Fusca Clube ele divulgou a ideia e harmonizou a escolha da data. Acabou prevalecendo o dia 22 de junho, pois nesta data em 1934 foi assinado o contrato que deu início ao desenvolvimento do Fusca por Ferdinand Porsche. Detalhes podem ser vistos na Declaração de Bad Camberg, que foi autenticada com as assinaturas do Dr. Bernd Wiersch, curador do Auto Museum Volkswagen, do Sr. Heinz Willy Lottermann, grande colecionador de Fuscas antigos e promotor dos eventos de Bad Camberg (falecido em 2000) e do próprio Alexander Gromow como idealizador desta data comemorativa.
A Declaração de Bad Camberg foi distribuída, no dia 24 de junho de 1995, em três idiomas aos presentes na noite de confraternização do evento, eles vieram dos cinco continentes. Hoje esta declaração consta de vários Sites da Internet, tendo sido traduzida para vários idiomas, inclusive Japonês.
Depois de alguns anos a comemoração passou a ser uma homenagem especial: "Drive your VW Beetle to Work Day"; que quer dizer: "Dia de ir com seu Fusca para o trabalho" (evento que, por exemplo, nos Estados Unidos tem o aval da revista Volkswagen Trends). É uma maneira democrática de comemorar o Dia Mundial do Fusca, indo de Fusca para o Trabalho, colocando a Besourada na rua. Isto ocorre de maneira independente de eventos que são realizados nos fins de semana próximos por vários clubes ao redor do mundo.
Como alguns irão tirar os seus Fuscas da garagem e outros já usam o Fusca em seu dia a dia surge a necessidade de divulgar para os demais que no dia 22 de junho, aqueles carros fazem parte de um evento internacional de homenagem do Fusca.
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