A suspensão Mac Pherson foi adotada pela primeira vez em um VW, no modelo 411 Tipo 4, vinda da Porsche, essa suspensão substituía a antiga suspensão por barras, com muita eficiência, traduzindo em melhor conforto e estabilidade em curvas.
A suspensão Mac Pherson é composta de eixo transversal, molas espirais com amortecedores internos. Muito utilizada nos veículos atuais, com diversas variações e composições.
O primeiro Fusca a contar com esse tipo de suspensão foi o modelo 1302 lançado em agosto de 1970 e perdurou até julho de 1972. O modelo poderia ser fechado ou conversível, com opções de motores 1300 cc e 1600 cc.
Em agosto de 1973 entra em linha o novo modelo 1303, com algumas alterações, sendo a principal o para-brisa curvo. A produção do modelo 1303 fechado se estendeu até julho de 1975 e a do modelo 1303 conversível até janeiro de 1980.
No Brasil, da linha VW com esse tipo de plataforma, somente a Variant II teve a suspensão Mac Pherson na dianteira e semi-braços na traseira. Nenhum fora-de-série brasileiro utilizou essa plataforma com a suspensão dianteira, apenas o Puma P-018, utilizou a suspensão traseira dessa plataforma, permanecendo a suspensão dianteira e a plataforma do Brasília.
Créditos: Fusca Classic
Gostou da Publicação? Vote e comente sobre ela!
0 comentários:
Postar um comentário