A Kombi seis portas era um modelo específico para lotação de passageiros e poucos particulares o compravam, porque perdia-se o grande trunfo: a utilização em uso misto, para carga ou passageiros. Com 6 portas a entrada de carga fica muito prejudicada, privelegiando somente a entrada e saídas independente dos passageiros. Lotação era uma forma de transporte utilizada nos grandes centros, para ajudar a suprir a falta de transporte coletivo. Era uma opção mais cara e mais confortável de transporte na época. Até os anos 70, alguns táxis no final da tarde no centro de SP, se transformavam em lotação com destino pré-estabelecido. As Kombis 6 portas utilizadas para lotação eram somente para esse fim, ou seja, não poderiam ser apenas táxi.
Não posso precisar a quantidade fabricada desse modelo, que começou em 1961 e foi até... Também outro dado que desconheço. Em 1976, já como "Clipper", ainda tínhamos a opção seis portas, afinal a lateral dos dois modelos eram iguais, de fácil adaptação na indústria. A Kombi seis portas foi mais um modelo exclusivamente brasileiro, não foi fabricada em nenhum outro lugar do mundo.
A Kombi abaixo, ano 1961 é a primeira a ser fabricada, aliás está à venda nos sites de comércio.
1 comentários:
Acredito eu que a Kombi Lotação não tenha passado de 1980, quando começou a transição para os microônibus no serviço seletivo daqui de Porto Alegre. Até vi uma bay-window dessas de 6 portas aqui pelo meu bairro a uns meses atrás, já sendo destinada a uso particular por um pedreiro. E sem os estribos...
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