O fato de o Fusca ter sido idealizado por Adolf Hitler e projetado pelo mesmo cara que fez um monte de tanques nazistas não ajudou a popularizar o Volkswagen no Reino Unido. Na verdade, nos anos quarenta eles achavam que o Fusca duraria “dois ou três anos, no máximo”. É sério. Veja a história. A Ford era uma marca muito forte na Grã-Bretanha desde sua fundação, em 1909, e quando o governo britânico começou a procurar um novo carro para as massas, eles ouviram atentamente o que o sr. Ford tinha a dizer. De acordo com o fantástico livro Motor Mania, de Richard Sutton (sem edição no Brasil), a declaração oficial sobre o Volkswagen em 1945 foi a seguinte: “Este carro não preenche os requisitos técnicos esperados de um veículo motorizado. Seu desempenho e suas qualidades não atraem o consumidor médio. É muito feio e muito barulhento. Tal carro, se muito, será popular por dois ou três anos, no máximo.”
Por isso, em vez do Fusca, os britânicos produziram o projeto de Sir Alec Issigonis, o Morris Minor, que foi lançado em 1948 e continuou em produção até 1971.
0 comentários:
Postar um comentário